quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O que fazer se o celular não ligar ou ficar desligando sozinho?


Seu smartphone desliga sozinho ou nem está mais ligando? Calma... nós sabemos que o seu telefone é indispensável para você, com todos os seus contatos, ferramentas, apps, jogos e fotos, dentre várias outras coisas importantes. Se o celular não caiu, quebrou ou foi submerso, mas ainda assim a bateria dele não carrega mais ou ele desliga sozinho, ainda pode haver solução.

Parte dos defeitos acontece quando os aparelhos começam a dar problemas de hardware (por uso prolongado ou peças mal encaixadas) e conflitos no software (devido ao grande uso da memória RAM do celular ou incompatibilidades de apps com o sistema operacional). Caso nenhuma das dicas listadas abaixo te ajude, aconselhamos que você procure uma assistência técnica especializada.


O que fazer quando o celular não recarrega a bateria?
Passo 1. Verifique se você está usando uma bateria e um carregador compatíveis com o modelo do aparelho. Celulares, mesmo quando semelhantes, como o iPhone, podem não funcionar com carregadores de outras versões. É muito comum, por exemplo, confundir o carregador do iPad com o do iPhone. Em caso de dúvidas, consulte o manual do usuário e veja as especificações impressas no carregador.


Havendo acesso à outra bateria e a outro carregador do mesmo tipo que o do seu celular, tente substituí-los para determinar se o problema é com o telefone, com a bateria ou com o carregador.

Passo 2. Conecte o celular no carregador de bateria e este na tomada. Em seguida, verifique se o aparelho indica que a carga de sua bateria está sendo alimentada. Lembre-se de ter certeza de que a tomada e o cabo do carregador estejam funcionando devidamente. É muito comum notar problemas de mal contato no fio do carregador ou descobrir que uma tomada não está mais funcionando.

Passo 3. Caso o problema persista, certifique-se de que o aparelho esteja desligado e retire a bateria, o cartão de memória e o chip. Limpe com muito cuidado, usando uma borracha, o contato dourado da bateria do celular. Certifique-se de não deixar pedaços ou fiapos na região. Em seguida, reinsira todas as peças em seus lugares, conecte o aparelho na tomada e observe se o telefone indica que a bateria está sendo recarregada.

Passo 4. Caso o aparelho seja um modelo com bateria não removível, retire os cartões de memória e mantenha pressionado o botão “Liga/Desliga” até que o telefone seja desligado. Muitos modelos novos possuem comandos específicos para desligar o sistema à força. Basta fazer uma busca no Google pelo termo "hard reset" e o nome do seu telefone. Ao realizar o procedimento, espere em torno de 30 segundos, conecte o telefone no carregador de bateria e este na tomada, e observe se a conexão foi identificada.


O que fazer quando o celular desliga sozinho?
Passo 1. Verifique se a capa de proteção do aparelho está pressionando de alguma forma o botão “Liga/Desliga” ou se este apresenta algum dano.

Passo 2. Observe se o contato entre o telefone e sua bateria está de acordo com o manual do aparelho. Já houve casos de telefones que acabaram criaram um pequeno espaço entre o contato e a bateria. Nesse caso, use um pedaço de papel ou plástico no lado oposto dos contatos para reforçar o contato. Importante: nunca coloque nada entre as extremidades metálicas e a bateria.

Passo 3. Confira se o telefone está quente demais ou muito frio. Alguns celulares desligam sozinho em temperaturas extremas para proteger seu sistema.

Passo 4. Observe se a memória RAM do smartphone está quase ou totalmente cheia. Isso faz com que o sistema do telefone fique muito lento e se desligue para se proteger.



Para descobrir, procure pelo “gerenciamento de programas” do telefone e verifique se há muitos apps abertos. Em seguida, encerre todos e observe se a porcentagem de uso da memória RAM diminui. Se continuar com uma taxa de utilização muito alta, desinstale os programas desnecessários.


Caso o aparelho tenha passado por condições climáticas severas, como elevada umidade ou temperaturas extremas, lembre-se de executar essas operações quando o celular tiver voltado ao seu estado normal.
Persistindo o problema, procure a assistência autorizada para que seja feita uma inspeção técnica.

Copiado de: Techtudo







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