terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Portáteis VS Smartphones

smart vs 3dsEis aqui uma batalha interessante. Os smartphones resolveram entrar na briga do mercado de jogos. Os portáteis, predominantes até então, têm renome, qualidade e tradição. Contudo, os smartphones mostraram potência gráfica e, de alguma forma, de performance. Games que ficaram famosos viraram febre e já roubam horas e horas de gamers novos (e até dos antigos), utilizando-se da mobilidade de novos celulares. A pergunta que não cala: Qual é o melhor? portáteis ou smartphones?

Mobilidade

mobilidadeApesar das comparações, nossos candidatos têm duas semelhanças que são por onde começa a nossa batalha: portabilidade e mobilidade. Estes equipamentos se tornam tão desejados pela capacidade de transporte, ao qual temos sempre nossos games preferidos à mão. Games esses que nos fazem passar o tempo, seja em filas, ônibus ou viagens. Como primeiro quesito da batalha, não há duvidas. O smartphone leva a melhor. Além de ser um item necessário no dia a dia, seu tamanho e facilidade de mobilidade são insuperáveis.
Ao falar em portabilidade, logo me veio a mente um dos primeiros portáteis populares: o brick game.

brick game2O brick game, conhecido por Tetris pela maioria, foi um dos portáteis mais populares de sua época (talvez seja até o mais popular). Era fácil encontrá-lo pelas lojas, camelôs e vendedores ambulantes. Homens, mulheres e crianças jogavam exaustivamente. Você olhava no ônibus e tinha pelo menos 10 pessoas jogando. As variações então eram tantas, que você dificilmente via alguém com um brick game igual ao seu. O meu, por exemplo, era um daqueles de “999 in 1” do qual eu jogava dois ou três exaustivamente (com pausa para colocar pilha no congelador para recarregar – lenda urbana).


Potência faz a diferença

fusionOs modelos de Game Boy e Nintendo DS reinaram com a concorrência do PSP, até que os smartphones evoluíram em uma velocidade assustadora. Com sua capacidade renovada, tanto em imagem, som e processamento. Um equipamento projetado específicamente para jogos jamais perderá para um gadget multi funções, do qual necessita compartilhar seus recursos. Essa briga foi ganha com facilidade pelos portáteis. Mais um ponto aqui.

Quanto mais, melhor

angryOs smartphones trazem games que tentam concorrer com os portáteis. Angry Birds é uma realidade, que conquistou mais de 140 milhões de pessoas. Fruit Ninja vem logo atrás. E não para por aí. Atualmente, há mais de 50 mil jogos para celulares. Gigantes como GameLoft, EA e produtores independentes investem o que podem no mercado que continua crescendo. Pela variedade e quantidade de jogos, os smartphones ganham esse round com facilidade.

 

Inovando o futuro

metsu hadoukenA nova safra de consoles veio para arrebentar. O PS Vita que está para sair no ocidente e o nosso amado Nintendo 3DS. Consoles com capacidades gráficas de um vídeo game de mesa. Efeitos 3D sem óculos e títulos de peso fazem com que os portáteis mostrem que a batalha é árdua e duradoura. No fim das contas, todos eles estão fadados a uma única escolha: a nossa.
Pela inovação, não precisa ser gênio. Os portateis vencem.

“Potência não é nada sem controle”

nes-iphoneComo ultimo quesito, a jogabilidade e controles. Minha experiência com games em smartphones é péssima, seja em controles virtuais ou mesmo selecionando as teclas minúsculas do teclado qwerty. À medida que a dificuldade aumentava no game, minha vontade de arremessá-lo ao chão crescia proporcionalmente. Diferente de um portátil, como eu havia dito antes, um smartphone não foi projetado para games, com exceção do Xperia. Um ponto decisivo para os portáteis, que nos faz terminar a disputa.
Com um placar de 3x2, os portáteis vencem o Blast Battle. Contudo, com a velocidade da tecnologia, esse resultado pode mudar em um futuro próximo. Por aqui, a briga já acabou há muito tempo e meu Nintendo 3DS reina soberano em minha vida

copiado de: Nintendo Blast


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário